No ano letivo passado esta Escola delegou na Professora Emília Silva, designada Embaixadora, a responsabilidade de acolher os alunos migrantes, identificar as suas necessidades, apoiá-los na fase de adaptação e fazer a articulação interna para a promoção da inclusão destes alunos (10 nacionalidades), a quem agradecemos todo o precioso trabalho desenvolvido. Este ano letivo, a Embaixadora dos Alunos Migrantes é a professora Marta Nascimento (marta.nascimento@esbarcelinhos.pt).

Os professores foram sensibilizados sobre as necessidades destes alunos, assim como para a compreensão na lecionação da matéria num ritmo mais pausado, de modo a que fosse compreensível para os alunos estrangeiros, bem como a estarem atentos a eventuais necessidades.

A maioria dos alunos referiu que se sentia bem na escola, que foi bem recebida por toda a comunidade educativa, apesar de haver sempre situações mais difíceis como a adaptação ao clima, à gastronomia, às paisagens, à língua, à cultura / tradições portuguesas.

Esta ação traduziu-se num apoio importante para adaptação e inclusão destes alunos, para a assimilação de múltiplas realidades, assim como uma ajuda para minimizar as saudades que sentiam da rotina, dos familiares e dos amigos que deixaram.

Recomendamos também que, este ano letivo, os encarregados de educação contribuam para a boa inclusão dos alunos migrantes e que orientem os seus educandos, considerando as dicas que os alunos estrangeiros mencionaram. 

Pela Equipa do CANAL CONEXÃO (Escola – Família) ES Barcelinhos

Notícias